domingo, 3 de julho de 2011

A ESCOLA QUE QUEREMOS PARA NOSSAS CRIANÇAS

A Escola Pública, enquanto instituição de uma determinada sociedade é um instrumento insubstituível para a preparação de uma nova cidadania, como tal não pode abrir mão da necessidade de acompanhar o processo de desenvolvimento econômico e cultural, dele participando de forma dinâmica.

È essencial que a escola esteja adequada à nova realidade, sem perder de vista a unidade e a integridade que caracterizam o processo educativo: o que ensina, por que ensina, para que se ensina e como se dá o processo de aquisição do conhecimento. Sua função básica é a de propiciar o domínio do cidadão, nas múltiplas e complexas atividades exigidas pela vida moderna.

A escola deve constituir-se em ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para todos os alunos, diferenciando–se de outras práticas educativas tais como as que acontecem nas famílias, no trabalho, no lazer e no convívio social de modo geral. É missão da escola criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, cognitivas, afetivas, éticas e estéticas pelo processo de construção e reconstrução de conhecimentos. É preciso que todos desenvolvam suas capacidades e aprendam conteúdos essenciais que lhes sirvam de instrumento de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificados e cada vez mais amplas.

É dever da escola desenvolver o sentido da individualidade e da identidade do aluno, o que se faz por meio da participação no processo social, na assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes, onde cada  aluno se construa como pessoas iguais e, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. È preciso ampliar o conhecimento nas diferentes áreas, tendo em vista a relação com o outro, as questões políticas mais amplas, a saúde coletiva, o meio ambiente, etc.

O papel da escola diante das rápidas mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho é de importância fundamental. O conhecimento é considerado, pelos especialistas, recurso controlador e fator de produção fundamental. Hoje, a escola deve formar e capacitar os estudantes para a aquisição de novas competências, em função de novos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de profissional. Cabe a escola imprimir uma dinâmica de ensino que favoreça o descobrimento de potencialidades não só do trabalho individual, como também, e sobretudo, do trabalho coletivo.

A Escola deve promover uma educação universal, que provoque nos estudantes de todos os níveis e de todas as idades a motivação para aprender e a disciplina do aprendizado permanente. A escola precisa ser aberta, acessível a todos os que são altamente educados e aos que, por qualquer razão não tiveram acesso a uma educação avançada anteriormente. A escola deverá privilegiar não apenas o espaço da sala de aula mas todas as dimensões e oportunidades de aprendizagem que possam ser exploradas e desenvolvidas, articulando o saber da escola com o da comunidade, promovendo o desenvolvimento pleno do aluno com o pessoa, cidadão, trabalhador.

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